sábado, 18 de outubro de 2014

Resenha #39: Quem é você, Alasca? - John Green

Titulo Original: Looking for Alaska
Editora: Martins Fontes
Páginas: 230
Ano: 2010

Sinopse:Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa...



Deixem eu fazer uma critica agora, só agora. Observem a ironia: Quem foi a pessoa inteligente que inventou essa capa preta? QUEM? Porque tu não consegue nem segurar o livro direito que ele já fica todo marcado. Assim não dá, né?

Certo, vamos começar com a resenha.

Neste livro somos apresentados a Miles Halter, um garoto sem amigos que coleciona as últimas palavras das pessoas que ele lê em biografias. Miles nunca lê as obras destas pessoas, apenas a biografia.

Cansado de ser um zé-ninguém, sem amigos, sem vida social, sem namorada, sem alguém para beijar ele resolve ir em busca de um Grande Talvez que é se mudar para um colégio interno onde seu pai um dia estudara.

Neste colégio interno Miles conhece seu colega de quarto, Coronel, que dá a ele o apelido de Gordo. Em busca de cigarros, Coronel e Miles ''Gordo'' vão até o quarto de Alasca e é onde tudo começa.

O livro é dividido em duas partes, o Antes e o Depois.

John Green conseguiu fazer com que o Antes desse livro fosse engraçado, leve.

Alasca, Gordo e Coronel se aproximam mais por causa de um trote onde quase mataram o Gordo na sua primeira noite no Colégio Interno. Com isso, Gordo conhece Takumi e Lara.
Takumi era meio que um rapper.

''Aqui, perto do rio, pediram para eu arrasar. / Se fumaça fosse doce, eu comia até enjoar. / Sou bom, rapaz, se liga. / Meu rap é clássico, à moda antiga. / A batida está mais morta que o caixeiro-viajante./ Às vezes me acusam de ser meio arrogante. / Porque eu falo devagar, EuFaloBemDepressa. / Não gostou, por quê? Sai dessa!''
O Antes é muito bom, muito engraçado. Teve uma hora, uma cena com Lara e Miles -quem leu vai entender- que eu ri muito.

Alasca, quem é Alasca?
Uma garota que perdeu a mãe cedo, que se sente culpada.

''Vocês fumam para saborear. Eu fumo pra morrer.'' 
Cada um deles tem uma história, algo por trás da personalidade que eles adquiriram. Não são apenas adolescentes de um colégio interno que fumam e bebem -muito.

O Depois é mais tenso, é mais triste. Não foi o tipo de livro que eu chorei até desidratar, mas mesmo assim é um livro que você chora e te dá o que pensar, você pode refletir sobre ele. Sobre amizades, sobre o amor. Sobre a vida.
''Como sairei desse labirinto?'' Alasca se perguntava. ''Rápida e diretamente." respondeu.

John conseguiu sair de algo leve e engraçado para algo tenso e chorável. Ele envolveu um pequeno mistério no Depois. É um livro tão bom, eu gostei. Eu adorei e indico.
Mas, por favor, não deixem as crianças lerem!!!! Haha.

Enfim, John Green, eu continuarei lendo os seus livros sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário