terça-feira, 14 de outubro de 2014

Resenha #38: Se eu Ficar - Gayle Forman

 Título Original: If I Stay
Editora: Novo Conceito
Páginas: 195, 224 incluindo o primeiro capítulo da continuação e entrevista com os atores.
Ano: 2014

Sinopse:Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas

A história desse livro se passa em dois tempos, o presente e o passado.
Mia é uma adolescente digamos que tranquila, ela tem apenas uma amiga e mora com seus pais e seu irmão. Ela sempre se sentiu deslocada de sua família porque sua paixão é o violoncelo e a música clássica, enquanto seus pais são punks e modernos.
Ela tem um namorado que se chama Adam, ele toca em uma banda de rock e Mia sempre faz o tipo ''antissocial'' quando vai aos seus shows.

Bem, o livro começa com Mia e sua família em um dia de inverno onde as aulas foram canceladas por causa da neve. O pai de Mia, como professor, está de folga. Sendo assim a mãe de Mia pede uma folga em seu trabalho já que todos estão em casa.

Seus pais então decidem ir visitar seus avós e enquanto estão escutando uma música clássica do gosto de Mia no carro... Bem, ocorre o acidente.

Mia continua ouvindo a música e só então percebe que seus pais estão mortos e que ela está sendo tirado dos destroços do carro.

O livro então começa a focar também nos acontecimentos passados de Mia onde ela lembra de quando conheceu Adam, do primeiro beijo depois após o concerto do Yo-Yo Ma no qual ele comprou os ingressos com suas economias só para impressionar Mia. Ela lembra de coisas com sua melhor amiga Kim e de como elas dividiam as pessoas em duas classes para tudo. Aquelas que teriam namorados na escola e outras só no colegial, as que gostam de Coca-Cola e as que gostam de Pepsi e assim vai.

Eu achei, na minha opinião, que eu iria chorar muito mais já que eu quase chorei assistindo ao trailer do filme. Bem, não foi tudo isso. Escorreram algumas lágrimas em algumas partes do livro, mas eu só fui chorar mesmo nas últimas páginas quando Adam começou a falar.
Foi horrível.
Essa parte é daquelas que você larga o livro para chorar e só depois volta a ler. Então acaba e você fica com aquela sensação de vazio.

Outra parte que eu achei bem emocionante foi a conversa do vô dela, é mito emocionante sim e dá para chorar um pouquinho.

Tudo bem se você partir.

A conversa com Kim é também emocionante, mesmo que não muito narrada.
Nós somos sua família.

É um livro rápido de ler, apesar de eu ter demorado oito dias (teve dias que não deu para ler e eu estava lendo mais no ônibus, então tá explicado.)

Outro fato é Mia estar quase entrando para Julliard, seu grande sonho, e seu relacionamento com Adam começa a complicar porque ele também está seguindo seu sonho enquanto faz turnês com sua banda e o que acontece depois acho que só saberemos na continuação (que eu creio ser narrada pelo Adam porque é isso que dá a entender nas páginas que eu li dele.)

Enfim, é um livro muito bom, só acho que faltou mais cenas para se chorar muito porque eu sou do tipo que gosta de chorar em livros.

Eu super indico para vocês e vivam para amar!

''Aceito perder você desse jeito. Se eu não perdê-la hoje''

1 comentário:

  1. Eu o li faz pouco tempo e já sou apaixonada por ele <3
    Eu também não chorei muito durante o livro, mas realmente, quando o Adam começou a falar com ela eu larguei o livro e senti meu coração doer </3
    É um lindo livro *--*

    Beijos! Adorei sua resenha!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar