terça-feira, 29 de julho de 2014

Poema: Tomar Coca-Cola com você - Frank O'Hara

Agora aqui no blog eu vou começar a postar poemas, frases de livros... Tudo que tem a ver com Literatura, não só resenhas...
Uma Coca-cola com Você
é ainda melhor que uma viagem a San Sebastian, Irun,Hendaye, Biarritz, Bayonne 
ou que ficar enjoado na Travessera de Gracia em Barcelona 
em parte porque nessa camisa laranja você parece um São Sebastião melhor e mais feliz 
em parte porque eu gosto tanto de você, em parte porque você gosta tanto de iogurte 
em parte por causa das tulipas laranja fluorescente contra a casca branca das árvores 
em parte pelo segredo que nos vem ao sorriso perto de gente e de estatuária 
é difícil quando estou com você acreditar que existe alguma coisa tão parada 
tão solene tão desagradável e definitiva como estatuária quando bem na frente delas 
na luz quente de Nova York às quatro da tarde nós estamos indo e vindo 
de um lado para o outro como a árvore respirando pelos olhos de seus nós
e a exposição de retratos parece não ter nenhum rosto, só tinta 
de repente você se surpreende que alguém tenha se dado ao trabalho de pintá-los 
olho 
pra você e prefiro de longe olhar para você do que para todos os retratos do mundo 
exceto talvez às vezes o Cavaleiro Polonês que de qualquer maneira está no Frick 
aonde graças a Deus você nunca foi de modo que eu posso ir junto com você a primeira vez 
e isso de você se mover tão bonito mais ou menos dá conta do Futurismo 
assim como em casa nunca penso no Nu Descendo a Escada ou 
num ensaio em algum desenho de Leonardo ou Michelangelo que costumava me deslumbrar 
e o que adianta aos Impressionistas tanta pesquisa 
quando eles nunca encontraram a pessoa certa para ficar perto de uma árvore quando o sol baixava 
ou por sinal Marino Marini que não escolheu o cavaleiro tão bem 
quanto o cavalo acho que eles todos deixaram de ter uma experiência maravilhosa que eu não vou desperdiçar por isso estou te contando


Este poema aparece no filme A Fera com Alex Pettyfer e Vanessa Hudgens em uma adaptação do conto A Bela e a Fera da Disney.

Sem comentários:

Enviar um comentário