segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Resenha 23: A Esperança - Suzanne Collins

Nome: A Esperança
Nome Original: Mockingjay
Editora: Rocco
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2011

Sinopse:
O volume final da trilogia "Jogos Vorazes", de Suzanne Collins, é exatamente o livro pelo qual os fãs esperavam: complexo, imaginativo e, ao mesmo tempo, brutal e humano. Depois de sobreviver aos jogos por duas vezes, Katniss Everdeen tentará se encontrar no papel de símbolo de uma revolução, enquanto luta para proteger sua mãe e sua irmã no meio de uma guerra. A série, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, é o mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, e mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura.
Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. Numa trama tão violenta quanto psicológica, Suzanne Collins consegue provocar, em A esperança, um debate sobre a moral e os valores da guerra e as consequências das escolhas feitas por cada um dos personagens.
Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.
Ambientado num futuro sombrio, a saga "Jogos Vorazes" é pioneira de uma tendência que ganhou força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time em 2010. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 44 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias. 
Recomendo que não leia se você não tiver lido o livro, mas a escolha é sua. Vou tentar não dar muitos spoilers.
Vocês não tem noção de quantas vezes já tentei fazer essa resenha e não consegui -até em video eu tentei! Eu até reli o livro e mesmo assim, nada! Mas enfim, vou tentar mais esta vez e espero que gostem.

A primeira vez que li A Esperança, li em três dias. Dava para ter lido em um, mas sempre tinha algo pra fazer. Antes de começar queria agradecer a minha amiga Eduarda por ter me emprestado o livro porque eu estava louca pra lê-lo e na biblioteca da escola a pessoa que pegou não tinha entregado e na municipal ele estava 'locado'. Eduarda foi minha ''salvação'' -risos.
Enfim, agora eu ganhei os livros dos meus pais, de aniversário e tal... Então vamos começar.

Primeiro: Katniss é tratada como louca, na verdade até a pulseirinha ela tem. Eles estão no distrito treze, no subterrâneo dele na verdade. O distrito treze os acolheu bem. Gale conseguiu salvar bastante gente enquanto bombardeavam o distrito 12 e eles sobreviveram por alguns dias com a ajuda dos que estavam em melhor capacidade para procurar comida e etc.
No distrito treze todo mundo recebe uma programação diária no braço e você deve cumpri-la... Não é o que a Katniss faz depois.

Neste livro nós ''descobrimos'' o que acontece com os outros tributos que não foram resgatados da Arena junto com Katniss, Finnick e Beetee. Estes são: Peeta, Enobaria, Johanna... Eles na verdade estão com a Capital. Eu gostaria de dar mais detalhes á vocês, mas como eu disse é complicado fazer uma resenha deste livro. O porque eu não sei. Portanto farei um resumão.
Os tributos que não foram resgatados estão na Capital sendo torturados.
Katniss aceita ser o Tordo, com as condições de poder ir caçar com Gale, de que os Tributos não sejam julgados -digamos assim- por causa do que a Capital está fazendo... Quando você ler o livro vai entender, por causa do Peeta e da entrevista que ele dá.
E também, na última condição.
Eu mato Snow.

Então eles começam a gravar ponto-props que vai ser uma ''série'' de imagens que vai ao ar em todos os distritos graças a inteligência impressionante de Beetee.
Eles visitam os distritos e no primeiro deles há uma série de bombardeamentos que tentam atingir um hospital. Katniss e Gale desobedecem a equipe e vão atrás com seus belos arcos feitos por Beetee.

...
O distrito treze é bombardeado, mas graças ao meu neném... Ta, Peeta. Eles ganharam um tempo de vantagem.
Porque Graças ao Peeta?
Bom, porque ele avisou durante uma entrevista com a seguinte frase:
''E você aí no 13, morta''
E é claro que todos interpretaram bem e foram mais ''fundo'' ainda.
Tem até o ''famoso'' gato louco. Que é uma coisa que a Katniss inventou há um tempo. Ela pega uma lanterna e o Buttercup tenta pegar a luzinha, mas ela sempre escapa.
...
Eles conseguem resgatar os vitoriosos que estavam na Capital! ~comemora~ ou não
E aí quando a Katniss vai ver o Peeta toda felizinha. Pá! Ele quase enforca ela. -sim eu gostei-
Aí passa o livro, Peeta continua naquele estado :'( E Katniss e seu esquadrão é mandado para a Capital. Lá também está acontecendo bombardeios, sabe. 
O esquadrão é composto por: Katniss, Gale, Pollux, Finnick, Crescida, Castor, as gêmeas Leeg, Mitchel, Homes e Messala. Além do tenente Boogs e da Jackson.
Depois que uma das gêmeas morre eles enviam Peeta para se juntar ao esquadrão. No início todos ficam meio que... Espantados -não sei se é a palavra certa para se usar- mas aí ta o.k.
Eles tem que fazer um turno para vigiarem Peeta e ver se ele não vai matar a Katniss ali e tal. Eles também criam um jogo chamado Verdeiro ou Falso, que funciona assim: Peeta faz uma pergunta e eles tem que dizer se aquilo realmente aconteceu ou se foi coisa que a Capital colocou na cabeça dele.
No meio de tudo eles são atacados, perdem Boogs e eles decidem seguir em frente pelos esgotos da Capital, aí eles são atacados por bestantes e... Nem falo mais nada.

E eles conhecem uma mulher-gata, rs, chamada Tigris. Ela ajuda eles.
Depois disso eles bolam um plano e se separam. Deixando: Katniss e Gale, Crescida e Pollux e PEETA SOZINHO!
Agora me expliquem: Como é que a Katniss conseguiu deixar ele sozinho? Como? Ta, eu sei, eu li o livro e tudo... Mas não consigo entender como ela teve coragem de deixa-lo sozinho.

Aí eles vêem que os Rebeldes já avançaram bastante na Capital e aí a Katniss vê Prim ajudando um monte de crianças que estavam juntas na frente da mansão de Snow. Vamos parar por aqui, sem spoiler pra você que não respeitou o aviso lá de cima e está lendo isso aqui sem ter lido o livro

Após o bombardeamento, Katniss acorda dentro da mansão de Snow. Lá Coin junta todos os vitoriosos vivos para uma reunião para decidir fazer um último Jogos Vorazes com as crianças da Capital. Eu fiquei muito puta com a decisão da Katniss em dizer sim. Qual o teu problema, filha? Já não basta ter estado duas vezes dentro da Arena e visto o quão horrível é? E fiquei orgulhosa de Peeta.

Bem, a resenha acaba por aí, até que ficou meio grandinha... Só quero compartilhar com vocês um pouco do meu sofrimento ao ler o livro: Eu amo o Peeta, e sempre achava que ele morria no livro -porque tia Suzzie mata todo mundo, né- aí o que eu fazia, marcava a página que eu estava e avançava um pouquinho procurando o nome dele. Quando achava eu ficava meio aliviada tipo: Ufa, ele está vivo até aqui, posso ler tranquila. Aí voltava na página que eu estava e continuava lendo. kkkk
Ta, é isso, beijos.



Sem comentários:

Enviar um comentário