sábado, 18 de janeiro de 2014

A verdadeira história de A Bela e a Fera

A Bela e a Fera sempre vai ser meu conto de fadas preferido. A Bela gosta de ler! E o conto transmite uma linda lição que todos acham linda mas poucos o fazem: Não se importar com a beleza. Porque na verdade, a beleza se vai, mas o que tem dentro da pessoa é o que fica.
Mas bem, sem mais delongas vamos à verdade.


Oh, eu realmente não quero acabar com esse conto, o melhor de todos :( Mas enfim, no momento estou procurando por diversos sites e vou postar aqui as que eu achar interessantes.

Originalmente a Bela e a Fera foi escrita por uma mulher chamada Gabrielle-Suzanne Barbot (1940). Em 1756 a obra ficou mais conhecida com as adaptações de  Jeanne-Marie LePrince. Ela resumiu e modificou a obra que foi filmada/encenada inúmeras vezes.

Enredo

''O conto "A Bela e a Fera" relata a história da filha mais nova de um rico mercador, que tinha três filhas, porém, enquanto as filhas mais velhas gostavam de ostentar luxo, de festas e lindos vestidos, a mais nova, que todos chamavam Bela, era humilde, gentil, e generosa, gostava de leitura e tratava bem as pessoas.'' 
Ora, isso não te lembra de Cinderella?
Um dia, o mercador perdeu toda a sua fortuna, com exceção de uma pequena casa distante da cidade. Bela aceitou a situação com dignidade, mas as duas filhas mais velhas não se conformavam em perder a fortuna e os admiradores, e descontavam suas frustrações sobre Bela, que humildemente não reclamava e ajudava seu pai como podia.
Um dia, o mercador recebeu notícias de bons negócios na cidade, e resolveu partir. As duas filhas mais velhas, esperançosas em enriquecer novamente, encomendaram-lhe vestidos e futilidades, mas Bela, preocupada com o pai, pediu apenas que ele lhe trouxesse uma rosa.
Quando o mercador voltava para casa, foi surpreendido por uma tempestade, e se abrigou em um castelo que avistou no caminho. O castelo era mágico, e o mercador pôde se alimentar e dormir confortavelmente, pois tudo o que precisava lhe era servido como por encanto.
Ao partir, pela manhã, avistou um jardim de rosas e, lembrando do pedido de Bela, colheu uma delas para levar consigo. Foi surpreendido, porém, pelo dono, uma Fera pavorosa, que lhe impôs uma condição para viver: deveria trazer uma de suas filhas para se oferecer em seu lugar. 
Essa última parte, na verdade, me lembra de Rapunzel. Quando seu pai vai pegar um rabanete e se depara com a bruxa.
Ao chegar em casa, Bela, mediante a situação resolveu se oferecer para a Fera, imaginando que ela a devoraria. Ao invés de a devorar, a Fera foi se mostrando aos poucos como um ser sensível e amável, fazendo todas as suas vontades e tratando-a como uma princesa. Apesar de achá-lo feio e pouco inteligente, Bela se apegou ao monstro que, sensibilizado a pedia constantemente em casamento, pedido que Bela gentilmente recusava.
Um dia, Bela pediu que Fera a deixasse visitar sua família, pedido que a Fera, muito a contragosto, concedeu, com a promessa de ela retornar em uma semana. O monstro combinou com Bela que, para voltar, bastaria colocar seu anel sobre a mesa, e magicamente retornaria.
Bela visitou alegremente sua família, mas as irmãs, ao vê-la feliz, rica e bem vestida, sentiram inveja, e a envolveram para que sua visita fosse se prolongando, na intenção de Fera ficar aborrecida com sua irmã e devorá-la. Bela foi prorrogando sua volta até ter um sonho em que via Fera morrendo. Arrependida, colocou o anel sobre a mesa e voltou imediatamente, mas encontrou Fera morrendo no jardim, pois ela não se alimentara mais, temendo que Bela não retornasse.
Bela compreendeu que amava a Fera, que não podia mais viver sem ela, e confessou ao monstro sua resolução de aceitar o pedido de casamento. Mal pronunciou essas palavras, a Fera se transformou num lindo príncipe, pois seu amor colocara fim ao encanto que o condenara a viver sob a forma de uma fera até que uma donzela aceitasse se casar com ele. O príncipe casou com Bela e foram felizes para sempre. 
Esta é bem parecida com a que todos conhecem, apenas com algumas modificações.
Verção de Gabrielle (Villeneuve)
Essa versão contém fatos não citados por Beaumont (Jeanne). Nela conta que a Fera foi um príncipe que ainda jovem perdeu o pai, e sua mãe partiu para uma guerra em defesa do reino. A rainha deixou-o aos cuidados de uma fada malvada, que tentou seduzi-lo enquanto ele crescia; quando ele recusou, ela o transformou em fera. A história revela também que Bela não é realmente uma filha do mercador, mas a descendente de um rei. A mesma fada que tentou seduzir o príncipe tentou matar Bela para casar com seu pai, e Bela tomou o lugar da filha morta do mercador para se proteger..
Porque em todo conto 'de fadas' alguém tenta seduzir alguém? -veremos isso nos próximos-
Eros e Psique, por: Apuleios 
Esta versão foi encontrada e escrita por Apuleios. Nela consta a história de Eros e Psique. No mito, Psique é uma garota tão bela que Afrodite fica com inveja e manda seu filho, Eros dar 'um jeito' nela. Acontece que Eros se apaixona por Psique, enfurecendo a mãe. O pai de Psique, desesperado por ela não encontrar um marido, vai se consultar com o oráculo. Eros intervém dizendo que ela está destinada a casar com uma horrível serpente e que deveria ser abandonada no alto de uma montanha. De lá ela vai parar em um grande castelo onde toda noite o marido aparece para se deitar com ela. Mas Psique é proibida de olhá-lo. Instigada pelas irmãs ciumentas e com medo de que seu amado marido seja uma serpente ou outro ser monstruoso, ela acaba olhando Eros durante à noite com uma lamparina à vela. Nesse momento, ele acaba acordando com uma gota de cera quente que cai sobre ele e ele vai embora revoltado por Psique tê-lo desobedecido. Depois ela entra em uma ''aventura'' para trazer de volta seu amor e ficar de boa com Afrodite.
Rei Porco, por: Straparola
No século 16 o Italiano Giovanni Francesco ( Straparola ) contou uma história sobre o Rei Porco, que ganhou esse apelido não por ser literalmente um porco, mas por ser um porco em relação as mulheres.
Aí você para e pensa, o que esse pessoal de anos atrás tinha com contos assim, sobre sedução e etc...? Bem, vamos conversar sobre isso no final da 'série' A verdadeira história sobre os contos de fadas.
Outras versões ...
Na Escandinávia um outro conto parecido com o do Rei Porco foi encontrado. Leste do Sol e a Oeste da Lua -não encontrado em Português, portanto entre pelo Chrome e coloque para traduzir-
Nessa versão a Fera é um urso branco, mas na hora de se deitar com Bela na cama toda a noite ele é um homem. Nessa história a garota também não pode ver o homem. Ou seja, podia ser até mesmo um parente da garota!

Em 1697, Charles Perraut, os irmãos Grimm e Andersenn juntaram dois contosHistoires ou Contes du Temps Passé e Riquet a la Houppe) que te deixa aquela pulga atrás da orelha: A Fera realmente se transforma em um homem bonitão ou apenas parece que se transforma aos olhos da mulher?

Então, o post acaba por aqui faltando, a 00:00 AAAAH, JÁ É DOMINGO! NÃÃO!
Espero que tenham gostado.
créditos: cc e wp

ps: já é 00:02

1 comentário:

  1. Olá! Adorei seu post! Li semana passada o livro "Contos de Fadas", e fiquei conhecendo as verdadeiras histórias, dentre elas a "Bela e a Fera". Ótimo post! Abraç!
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderEliminar