domingo, 1 de dezembro de 2013

Resenha #14: Em Chamas - Suzanne Collins

Cinco dias depois da última resenha que postei aqui no blog, resolvo escrever sobre Em Chamas. O segundo livro da trilogia Jogos Vorazes de Suzanne Collins. 
Nome Original: Catching Fire
De: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 413

Sinopse:
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Antes de qualquer coisa vou dizer que li esse livro duas vezes - o primeiro livro que reli inteiro depois de alguns anos. Li uma vez no inicio do ano e depois, mais ou menos uma semana antes de lançar o filme.
Bem, começaremos...

Depois de vencerem os Jogos Vorazes, Katniss e Peeta estão morando na Aldeia dos Vitoriosos com suas famílias e Haymitch. Agora eles devem participar da Turnê da Vitória passando por todos os distritos de Panem.
Katniss e Peeta só se falam na frente das câmeras por causa do ocorrido -Peeta descobriu que o amor de Katniss por ele era só representação- Mas a representação ainda continua, pois a Capital e o povo dos distritos  os conheceram como Os Amantes Desafortunados do D12 e a Capital não irá deixar barato.
A Capital quer um jogo, e vai fazer com que eles sejam as peças.
Gale, para todos ou grande maioria, é primo de Katniss.
Mas não vou dar muito spoiler nessa resenha.

Katniss vai para a floresta e quando volta Snow está esperando-a. Eles tem uma conversa e, ao que tudo indica, Snow quer que Katniss o convença sobre o seu amor por Peeta e vice-versa.
Mas ele nunca vai deixar isso barato. Ele é o Snow. Os jogos anteriores tiveram dois vencedores, eles enfrentaram a Capital como um casal, e vão pagar por isso como um casal.

A turnê dos vitoriosos começa no D11, distrito de Rue.
Para encerrar a turnê eles tem uma "festa" onde todos vomitam para comer mais -você entende lendo, por favor-
Katniss fala com um dos organizadores dos jogos deste ano, Plutartch, e ele mostra a ela um relógio com um tordo -que acabou se tornando um simbolo.-

Durante o livro, Katniss encontra duas garotas que estão fugindo para o D13 -ele não existe? tem certeza?- e acabam contando toda a história para ela e também sobre os levantes que estão acontecendo...

No fim, apesar de toda a encenação na turnê da vitória e com o pedido de casamento de Peeta para Katniss, Snow não se convence e é aí que ela percebe que nada que eles façam vai mudar. Eles teriam que passar a vida juntos e mesmo assim não seria o suficiente para Snow.

Enquanto todos estão vendo a programação na televisão, onde aparece Katniss com vestidos de noiva, passa na tv o que será os Jogos deste ano.
É o Massacre Quartenário onde serão "sorteados" dois tributos vencedores de cada distrito para lutarem nos jogos.
"Para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital. O tributo masculino e feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos" -Pag 167
Vou voltar para a Arena 
 
Pulando para quando eles estão se preparando e tal...
 Depois de Katniss "desrespeitar" Effie, Peeta vai atras dela e eles acabam se acertando. Depois disso, quando Katniss tinha pesadelos e gritava, Peeta ia dormir com ela. Eles ficaram assim por um tempo, casal fofo ♥
Bem, Haymitch diz que eles tem que fazer aliados. Katniss quer aqueles que eles chamam de "Pancada e Faísca" e Mags - uma senhora velhinha.
Antes da colheita os três -Haymitch, Peeta e Katniss- se prepararam assistindo gravações dos jogos dos vencedores e se "exercitando".
Na colheita, o nome chamado foi o de Haymitch mas como todos esperavam Peeta se voluntariou.
blá blá blá...
Na Arena eles descobrem que Haymitch fez aliados para eles e se juntam com Finnick. Depois Mags
No decorrer da história chega Enobaria, Wiress e Beete.
Tick Tock - Dizia Wiress sem parar

E a partir daí você só vai saber lendo o livro pois é surpresa e as partes são muito, muito, perfeitas e surtáveis por isso eu não vou dizer e irei parar por aqui.

2 comentários:

  1. Tenho bastante vontade de ler esse livro, ainda bem que minha coleção está chegando essa semana. E espero que o livro supere minhas expectativas. É muito bem comentado.

    Beijos,
    miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderEliminar