terça-feira, 26 de novembro de 2013

Resenha #13: Cidade de Vidro - Cassandra Clare [Big Spoiler]

Boa noite, meus queridos leitores Shadowhunters. Ontem à noite eu terminei de ler Cidade de Vidro e hoje trago a resenha para vocês \o
Mas antes, as informações básicas:
Páginas: 476
Editora: Galera Record
Ano: 2009 (EUA) | 2011 (BR)

Sinopse:
Em busca de uma poção para salvar a vida de sua mãe, Clary deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras. Mas à medida que se aproxima de Ragnor Fell, o feiticeiro que pode curar a mãe, ela descobre segredos sobre seu passado e o de Jace - e o irmão não hesita em deixar claro que não a quer por perto. Isso Clary já entendeu, ela só não imagina que está prestes a participar de uma batalha épica, na qual Caçadores de Sombras e integrantes do Submundo terão que se unir se quiserem sobreviver.
 Antes de ler a resenha, fique sabendo que essa contém muito spoiler de ambos os livros e principalmente deste.

Cidade de Vidro é o terceiro livro de Instrumentos Mortais escrito por Cassandra Clare.
Os dois primeiros livros já foram resenhados no blog e vocês podem encontrar os link's aqui.

Em Cidade de Vidro, Jace e os Lightwood combinam com Clary para irem a Alicante para salvarem sua mãe, mas Jace e Luke não querem que Clary vá.
Jace diz à Clary que eles irão a noite, mas eles já estão prontos de manhã. Jace pede a Simon que minta para os Lightwood dizendo que Clary não irá mais, que ela mudou de ideia.
Nisso eles são atacados por uma espécie de demônios -ou renegados, não consigo me recordar ao certo- e Magnus consegue criar o Portal e fazer com que todos o atravessem, mas não antes de Madeleine - amiga da mãe de Clary que conhece um modo de ajuda-la - morrer.

-Diga pra mim- disse ele- que me trazer aqui foi um acidente. Diga que isso não foi, de alguma forma, parte de sua vontade de impedir que Clary viesse com você.
Jace não olhou para ele, mas seu peito subiu e desceu uma vez, rapidamente, em uma espécie de suspiro reprimido.
-Isso mesmo- disse ele.- Criei uma porção de guerreiros Renegados, mandei que atacassem o Instituto e matassem Madeleine, e quase matassem o resto de nós, só para manter Clary em casa. E… pasmem! Meu plano diabólico está funcionando.
”  

A noite, Clary e Luke chegam ao Instituto - local marcado para todos se encontrarem - mas não há nada além de algo que faz parecer que o Instituto foi ''queimado''
E então percebe-se que Clary foi deixada para trás.
Inconformada, Clary começa a andar e acha o que, outrora, foste o Portal criado por Magnus. Como Clary possuí uma habilidade com simbolos ela consegue 'criar' um Portal. Quando Clary vai atravessa-lo, Luke chega e até ela e acaba indo junto.

Se não fosse por Luke, Clary teria morrido afogada no Lago Lyn - Idris -e, encurtando a resenha, Clary perde a estela de sua mãe e não pode fazer um símbolo para cura-la.
Quando injerida a água do lago a ''pessoa'' pode morrer, há vários sintomas -por assim dizer- como a pessoa começar a ter alucinações.
Luke, então, resolve levá-la a casa de sua irmã, Amatis, e depois deixa-a sozinha lá.

No outro dia, Clary foge de casa e vai até Jace. Onde encontra-o primeiramente, abraçado com Aline -uma nova personagem, Aline Penhallow- e dá para ver uma parte do sutiã dela. Isso faz com que Clary não saiba como reagir.

Depois, quando Clary e Jace estão sozinhos e até mesmo com a presença de Izzy e Alec, Jace grita com Clary pela primeira vez. Mas ele grita mesmo, ele fala muitas coisas e eu não sabia se ria ou se chorava. Ria porque nunca vi Jace daquele jeito e ver ele revoltado é legal -hahahaha, pois é- mas como ele grita com a Clary é meio difícil. Ele fala que tudo que ela toca ela destrói e várias outras coisas.

Clary acaba voltando para a casa de Amatis com Sebastian -primo de Aline-
Eu achava que Sebastian iria entrar no livro para competir com Jace pela Clary, mas posso afirmar que não é isso que acontece. Sebastian não é um bom personagem mas isso não é algo que ele fará, garanto.

Amatis não briga com Clary por ela ter fugido, mas fica mal e faz Clary se sentir assim também.
Clary queria chorar depois de ouvir tudo o que Jace falou, mas não conseguia.
“Talvez esse era o porquê de ela não poder chorar, ela percebeu, fitando com o olhar seco para o teto. Por que qual era a importância em chorar quando não havia ninguém para confortar você? E o que era pior, quando você nem mesmo podia confortar a si mesmo?”
Depois, Clary saí com Sebastian e ele a beija -lembram do que eu falei? Bem, não se desesperem, eu estou certa quanto aquilo- e depois que Clary o beija ela percebe que há tinta em sua mão, como se houvesse acabado de pintar algo -isso porque ela colocou as mãos no cabelo de Sebastian-

Clary e Jace vão a mansão para procurar pelo livro branco, onde contém o feitiço para "libertar" a mãe de Clary. Mas depois eles acabam encontrando Ithuriel, um anjo que foi preso por Valentim.
Ithiriel mostra visões a eles e Jace acredita que ele -Jace- é um demônio.

Mas Deus sabe, não quero ninguém além de você. Sequer quero querer alguém além de você.
- Você é minha irmã - ele disse, finalmente - Minha irmã, meu sangue, minha família. Eu deveria querer proteger você… - ele riu sem som e sem nenhum humor - proteger você do tipo de garotos que querem fazer com você exatamente o que eu quero fazer com você.
- O que é exatamente que você quer fazer comigo? - ela sussurrou.
” 
Após outra discussão eles chegam a Alicante. A Cidade está em Chamas. Demônios invadiram Alicante mesmo com todas as proteções que a cidade tinha.

Pulando uma parte...
Jace e Clary finalmente confessam o que sentem um pelo outr.
Meu coração me diz que esse é o maior e melhor sentimento que já tive. Mas a minha mente sabe a diferença entre querer o que você não pode ter e querer o que você não deveria querer. E eu não deveria querer você” 
Até então todos já sabem que Sebastian é um aliado de Valentim. Luke fala com a Clave para se aliarem com os do submundo mas eles não aceitam. Então Clary fala sobre o simbolo de Aliança e eles acabam aceitando.
Caçadores de Sombras e Membros do Submundo lutando juntos contra demônios de Valentim.
 Enquanto isso, Valentim invoca Raziel.

O final do livro é o único que não te deixa desesperado como os outros, mas o livro em sí é desesperador. Ainda mais se você tem como personagem preferido -ou um dos preferidos- o Jace.
Sério, é horrível.
Mas enfim, acabo de descobrir que Instrumentos Mortais era para ser uma trilogia e acabaria em Cidade de Vidro -Que diabos Cassandra Clare teve na cabeça ao imaginar terminando deste jeito? -Mas então ela resolveu escrever mais, são os mesmos personagens mas parece que a estória acontece meses depois. Ainda não li e não sei ao certo, por favor não comentem spoilers aqui se você já leu os últimos dois.

Essa resenha deve ter sido a maior que eu já fiz e desculpem por conter tanto spoiler, não consegui me controlar. (:

Sem comentários:

Enviar um comentário